segunda-feira, 20 de maio de 2013

0 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ON-LINE


0 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ON-LINE

Raimunda Moura Bezerra de Farias.                                        Natal/RN 29/04/2013

A educação vem a cada dia se utilizando dos artifícios tecnológicos dos computadores em redes buscando situações de aprendizagem condizentes com a atualidade e concomitantemente com as demandas da sociedade.

Enquanto prática social e cultural a educação se familiariza de diferentes saberes com o intuito de criar corpo o fazer pedagógico utilizando-se de investigações e reflexões. Educação entendida como prática social, cultural e histórica que objetiva formar a pessoa dentro dos parâmetros de ser, de estar, de fazer e se fazer no mundo e com o mundo.

Segundo Moran (2003) “A educação on-line pode ser definido como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a internet, a vídeo conferência e a teleconferência”. Essa nova modalidade on-line cada vez mais possibilitará uma redução de tempo necessário à aprendizagem de uma demanda específica e ao mesmo tempo atingirá maior número de pessoas que buscam melhorar e ampliar seus conhecimentos. A educação on-line, de acordo com o autor, ocupará futuramente novos espaços e tempos de aprendizagem adequando à integração de vários profissionais e dessa forma contribuindo para atender uma demanda expressiva onde o presencial deixa a desejar. Apesar de ser mais complexo do que o processo presencial, devido estar em fase inicial (uma nova logística) a educação on-line trará avanços significativos na educação a distância, no campo teórico, e ao mesmo tempo contribuirá com novas formas de interação.

No Brasil as variedades de cursos on-line são muitos, cada qual com suas especificidades, mas de acordo com o autor é prematuro definir padrões pedagógicos porque estamos em fase experimental. Qual o papel do professor nessa nova modalidade? esse deixa de ter um papel central no processo de aprendizagem e passa a ser mediador, incentivador, transmissor desse processo. Onde exige desse profissional um novo perfil, o de buscar conhecimentos onde as tecnologias sofisticadas e simples façam parte do seu currículo.

O professor on-line necessita familiariza-se com essa gama de ferramentas disponíveis no mercado para adequar-se a essa nova maneira de interação entre os sujeitos que ensina e o que aprende. Além de ter flexibilidade e sensibilidade para adaptar-se a situações diversas e melhorias possíveis para cada momento.

Diante dos desafios dos novos instrumentos, o professor engajado é aquele que passa a estimular a comunicação em rede, compartilha informação e encoraja seus alunos em busca do conhecimento ao realizarem atividades on-line, ambos (professor e aluno) se conectam como iguais no processo de aprendizagem.

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