Informativo sobre a diferença de
Surdocegueira e DMU
Aluna Raimunda Moura Bezerra de Farias
No que se diferenciam a surdocegueira e a DMU?
Diante das leituras e fundamentações
adquiridas o termo deficiência múltipla não se solidifica a partir do somatório
de alterações em que o individuo é acometido, mas sim a aglutinação de duas ou
mais deficiências associadas de ordens diversas como: física, sensorial,
mental, emocional ou de comportamento social. Segundo Ikonomid (2010, p. 2) “A
deficiência múltipla é uma condição que resulta de uma etiologia congênita ou
adquirida”. A autora confirma ainda que quanto maior forem o número de
deficiências, maior as lacunas de habilidades não adquiridas, apesar das
potencialidades; por isso faz-nos refletir nas necessidades educacionais únicas
do aprendente. Quanto a surdocegueira é uma deficiência única que requer um
olhar, uma abordagem específica que atenda as necessidades desse sujeito. O que
as diferencia, ou seja, um sujeito com DMU ou Surdocego é a mediação de comunicação
que está sendo articulada com ele para poder receber, conhecer, interpretar o
que estar ao seu redor. O surdocego é aquela pessoa que possui dificuldades
visuais e auditivas, independente da sua quantidade e necessita desse mediador
bem próximo enquanto a pessoa com DMU terá o apoio de um dos canais só que mais
distantes.
Quais são as necessidades básicas
desses alunos? A aquisição de um sistema de comunicação onde eles
possam constituir-se como sujeito, organizando seu pensamento e emoções de modo
que dê sentido às experiências vividas na interação com o meio e com o outro. Intervenções educacionais estimuladoras
e acolhedoras, que resultará em respostas significativas para o equilíbrio
afetivo e cognitivo, onde o ser humano se constitui enquanto sujeito. Além de
favorecer o desenvolvimento do esquema corporal onde a pessoa possa se auto perceber
e perceber o mundo exterior. Buscando verticalidade, o equilíbrio postural, a
articulação, a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das
coordenações viso motora, motora global e fina.
Quais
estratégias são utilizadas para aquisição de comunicação? Primeiro conhecer a
necessidade do aluno, seus interesses e desejos, a forma como ele se comunica;
depois adicionar a comunicação não simbólica a partir de situações diárias,
buscando comunicações suplementares ou complementares. Além dos objetos de
referência que têm a função de substituir a
palavra podem assim representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos
associados a eles.
palavra podem assim representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos
associados a eles.
Referências
IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência
Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA,
Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira
e Deficiência Múltipla (2010).
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