domingo, 20 de abril de 2014

Informativo sobre a diferença de Surdocegueira e DMU

Informativo sobre a diferença de Surdocegueira e DMU
Aluna Raimunda Moura Bezerra de Farias


     
 No que se diferenciam a surdocegueira e a DMU?
Diante das leituras e fundamentações adquiridas o termo deficiência múltipla não se solidifica a partir do somatório de alterações em que o individuo é acometido, mas sim a aglutinação de duas ou mais deficiências associadas de ordens diversas como: física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. Segundo Ikonomid (2010, p. 2) “A deficiência múltipla é uma condição que resulta de uma etiologia congênita ou adquirida”. A autora confirma ainda que quanto maior forem o número de deficiências, maior as lacunas de habilidades não adquiridas, apesar das potencialidades; por isso faz-nos refletir nas necessidades educacionais únicas do aprendente. Quanto a surdocegueira é uma deficiência única que requer um olhar, uma abordagem específica que atenda as necessidades desse sujeito. O que as diferencia, ou seja, um sujeito com DMU ou Surdocego é a mediação de comunicação que está sendo articulada com ele para poder receber, conhecer, interpretar o que estar ao seu redor. O surdocego é aquela pessoa que possui dificuldades visuais e auditivas, independente da sua quantidade e necessita desse mediador bem próximo enquanto a pessoa com DMU terá o apoio de um dos canais só que mais distantes.

                                                                                                     
Quais são as necessidades básicas desses alunos? A aquisição de um sistema de comunicação onde eles possam constituir-se como sujeito, organizando seu pensamento e emoções de modo que dê sentido às experiências vividas na interação com o meio e com o outro. Intervenções educacionais estimuladoras e acolhedoras, que resultará em respostas significativas para o equilíbrio afetivo e cognitivo, onde o ser humano se constitui enquanto sujeito. Além de favorecer o desenvolvimento do esquema corporal onde a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior. Buscando verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação, a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina.

Quais estratégias são utilizadas para aquisição de comunicação? Primeiro conhecer a necessidade do aluno, seus interesses e desejos, a forma como ele se comunica; depois adicionar a comunicação não simbólica a partir de situações diárias, buscando comunicações suplementares ou complementares. Além dos objetos de referência que têm a função de substituir a
palavra podem assim representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos
associados a eles.

Referências

IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).


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