Adicionar legenda |
O sistema SCALA é um
Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) destinado á crianças
acometidas com autismo não oralizadas. Essa ferramenta atua na construção da
linguagem em fase de letramento.
O sistema SCALA foi
elaborado conforme declara Passerino (2011) com base no cotidiano do usuário
levando em consideração suas vivencias nos contextos educacionais e familiares
A comunicação humana se
contextualiza como um processo de grande importância nas instâncias da
transmissão cultural e do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos que estão no
processo da aprendizagem a partir das interações estabelecidas com seu
cotidiano.
A execução da ferramenta
SCALA deve seguir algumas orientações como: observação participante (no
ambiente escolar e familiar do sujeito); entrevistas e questionários (com
profissionais e familiares); análise de documentos bem como o próprio
referencial teórico.
Essa ferramenta tem como público alvo crianças com
TEA e deverá ser aplicada na sala de informática com o aluno acometido e seus
colegas do ensino regular.
O desenvolvimento do Sistema SCALA
iniciou-se em 2011 com a versão Web, nos módulos prancha e narrativas
visuais(para construção de histórias) com características e elementos
semelhantes aos que serão apresentados na versão dispositivo móvel tablet
(Android). A versão web, nestes dois módulos, já está disponível ao público,
para acessá-la o link é: http://scala.ufrgs.br/Scalaweb. Para utilizá-lo é
necessário fazer um cadastro, onde o usuário se inscreve um login e senha para
usos posteriores da tecnologia assistiva.
Figura 1 - Tela principal SCALA preenchida com
cartões de comunicação
O sistema dispõe de uma tela principal a qual é destinada ao
preenchimento das
pranchas com os cartões de comunicação. Para a confecção das
pranchas, conta-se com um banco de imagens disponíveis no menu lateral direito,
as quais são distribuídas em diferentes categorias.
No menu superior, há quatro abas em forma de nuvens, indicando o
módulo do
sistema em que o usuário se encontra. Módulo prancha. Abaixo na
tela, no menu inferior, estão disponíveis as funções do sistema, sendo elas abrir
prancha, salvar prancha, importar imagem, exportar prancha
como imagem, imprimir prancha, modificar layout (há quatro
tipos diferentes de layout para a distribuição dos cartões na prancha), animar
ações (as imagens que representam ações são gifs animados, visando
facilitar seu entendimento), limpar prancha (ou seja, retirar todos os
cartões de uma única vez da tela principal) e ajuda, a qual contém
tutoriais com demonstrações passo a passo sobre o uso do sistema.
Os cartões de comunicação contam com recursos de editar legenda,
gravar
áudio, ouvir legenda (a partir de um sintetizador de voz4 ou
pela própria gravação do usuário) e restaurar valores, para retomar a
legenda e áudio originais.
3 Salienta-se que, para a composição do banco de imagens, conta-se
com o apoio do portal ARASAAC, o qual as disponibiliza gratuitamente a partir
do seguinte endereço: http://www.catedu.es/arasaac/.
Olá Raimunda!
ResponderExcluirEste recurso é bem sugestivo entre tantos outros da tecnologia assitiva. Que bom que você se preocupou em selecionara a orientação de como manuseá-lo para acessar e construir as pranchas de comunicação personalizadas.
Obrigada Conceição
ResponderExcluirObrigada Conceição
ResponderExcluirObrigada Conceição
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